Tendo como pretexto as comemorações de 7 de setembro, a exposição Da independência ao Grito, no Monumento à Independência e na Casa do Grito, resgata os processos históricos que precederam a Independência do Brasil e os movimentos sociais que a desencadearam. Com curadoria da arqueóloga Margarida Andreatta, da historiadora Cecília Salles e do museólogo Ricardo Bogus - todos do Museu Paulista, a mostra é dividida em dois módulos - Um projeto de monumento e Histórias de uma casa de pau-a-pique.
O Monumento à Independência - que juntamente com a cripta em seu interior é marco simbólico das origens nacionais, recebe o acervo do tópico Um projeto de monumento, com textos, fotografias, mapas e documentários que remetem à proclamação de 1822.
Entre os destaques do módulo estão projeções dos documentários Memória da Independência - sobre exposição apresentada no Rio de Janeiro em 1972, Ipiranga 1922 - que acompanha a construção do Monumento, e Dom Pedro volta ao Ipiranga - um roteiro do percurso dos restos mortais do imperador até a chegada ao Brasil. Os filmes foram cedidos pela Cinemateca Brasileira e pelo Museu da Imagem e do Som - MIS.
Na Casa do Grito, em Histórias de uma casa de pau-a-pique, vários aspectos da edificação - um dos raros exemplares dessa técnica construtiva na cidade, são retratados por meio de imagens - reconstituição do período em que era habitada, ilustrações, textos e até de maquete. Depoimentos de ex-moradores do imóvel - recolhidos na década de 80 em pesquisa da arqueóloga Margarida Andreatta, completam o acervo. De acordo com os curadores, a idéia é situar historicamente a construção - tombada em 1975 pelo Condephaat, dentro do bairro do Ipiranga e do Parque da Independência.
Parque da Independência.
Av. Nazaré, s/nº - Ipiranga.
Tel.: (11)6168-0032.
Monumento à Independência e Casa do Grito.
De 3ª a dom., das 9h às 17h.
Grátis
0 comentários:
Postar um comentário