24/04/2009

Cinema de graça: neste fim de semana

24/04/2009
Encerrando a mostra de filmes O Cinema encontra a Música, o Centro Cultural São Paulo exibe documentários marcantes de grandes talentos da música brasileira neste sábado e domingo, de graça. Basta chegar uma hora antes de cada filme na bilheteria.
25 e 26/04/2009, sábado e domingo
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 l tel. (11) 3397-4002
dia 25/4 - sábado

16h Baden Powel - programa ensaio
(Brasil, 1990, 62min, cor - suporte DVD)
direção: Fernando Faro
Exímio violonista, Baden Powell teve como parceiro Vinicius de Moraes, com o qual compôs sucessos como O astronauta, Consolação e Samba em Prelúdio. É dessa época a parte mais festejada do trabalho da dupla: os sambas afros. Em seus 63 anos de vida, o mestre imortalizou sua música participando do núcleo da Bossa Nova.


Mosaicos - a arte de Luiz Gonzaga
(Brasil, cor - suporte DVD)
direção: Nico Prado


O programa Mosaicos retrata momentos da carreira do criador do baião e apresenta clássicos de seu repertório, como Asa Branca, Xote das Meninas e Assum Preto. O programa reuniu os sanfoneiros Dominguinhos e Waldonys aos integrantes do Quinteto Violado, como Toinho Alves e Marcelo Melo.


18h15 Vinicius de Moraes
(Brasil, 2005, 122min, cor - suporte 35mm)
direção: Miguel Faria Junior
Documentário com entrevistas, imagens de arquivo e uma grande quantidade de material bibliográfico para traçar um perfil da vida e da personalidade do poeta e compositor Vinicius de Moraes.

20h30
Hermeto campeão
(Brasil, 1981, 42min, cor - suporte DVD)
direção: Thomaz Farkas
Documentário que focaliza o processo de criação do compositor Hermeto Paschoal, o trabalho que realiza no estúdio e que mantém em casa, a descoberta dos sons, de como e onde surgem e como ele os inventa.

Fabricando Tom Zé
(Brasil, 2007, 90min, cor - suporte 35mm)
direção: Décio Matos Junior
Mistura de diferentes formatos como animação, película e vídeo. Retrata a vida e obra de um dos mais controversos tropicalistas, o baiano da pequena cidade de Irará, Antonio José Santana Martins, conhecido como Tom Zé. O fio condutor do filme é a turnê do artista por diversos países da Europa no ano de 2005.

dia 26/4 - domingo
16h
Tom Jobim - maestro soberano (Chega de saudade)
(Brasil, 2006, 69min, cor - suporte DVD)
direção: Roberto Oliveira
Documentário com narração de Nelson Motta que enfoca a criação da Bossa Nova, a disseminação do movimento e sua insuspeita permanência como um dos mais representativos estilos da música mundial.

18h
Tom Jobim - maestro soberano (Águas de março)
(Brasil, 2006, 74min, cor - suporte DVD)
direção: Roberto Oliveira
Tom Jobim morreu em Nova Iorque, em 1994, e foi velado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um de seus lugares preferidos na cidade. O documentário enfoca a relação de Tom Jobim com a ecologia e é narrado por Chico Buarque.
20h
Tom Jobim - maestro soberano (Ela é carioca)
(Brasil, 2006, 30min, cor - suporte DVD)
direção: Roberto Oliveira
Tom Jobim nasceu no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. O documentário prioriza a ambientação da obra de Jobim na Cidade Maravilhosa e a paixão do maestro pelo Rio, com narração de Edu Lobo.

Tom Jobim - maestro soberano (Chega de saudade)
(Brasil, 2006, 69min, cor - suporte DVD)
direção: Roberto Oliveira
Documentário, com narração de Nelson Motta, que enfoca a criação da Bossa Nova, a disseminação do movimento e sua insuspeita permanência como um dos mais representativos estilos da música mundial.

0 comentários:

Twitter


 
Cultura Grátis em São Paulo ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates