02/12/2010

Jornada de Direitos Autorais: grátis no MAM

02/12/2010
O Museu de Arte Moderna de São Paulo propõe a Jornada de Direito Autoral, um debate sobre questões relativas aos direitos autorais e à arte contemporânea, a ser realizado no dia 3 de dezembro, com entrada franca. O evento é composto por duas mesas (às 10h e às 14h), trazendo profissionais renomados das áreas de artes visuais e do direito para falar sobre a função do direito autoral, as dificuldades de exibição e reprodução das obras de arte e a pouca atenção prestada ao tema.

 
PROGRAMAÇÃO
MESA 1 – 10h às 12h
Direitos autorais e arte contemporânea: Proteção x Acesso
Será debatida a dificuldade no que diz respeito a autorizações de direitos autorais com artistas e famílias de artistas, a importância da proteção dos direitos morais e patrimoniais, o abuso e a função social do direito autoral.
Participantes: Guilherme Carboni, Patrícia Canetti, Salvador Ceglia Neto. Mediação: Mariana Valente

MESA 2 – 14h às 16h
Direitos autorais nas artes visuais: um campo em desenvolvimento?
O tema desta mesa será a pouca atenção oferecida ao campo dos direitos autorais no que diz respeito às artes visuais (salvo o audiovisual, que tem um debate próprio). Serão debatidas as dificuldades de avançar nessa área, as alternativas para um desenvolvimento equilibrado e as modificações inseridas no anteprojeto de reforma da LDA e seu impacto nas artes visuais.
Participantes: Fabiana Garreta, Marcos Alves de Souza, Vanda Klabin. Mediação: Felipe Chaimovich

SERVIÇO
Jornada de Direito Autoral
Data: 3 de dezembro, às 10h e às 14h
Local: MAM-SP – Auditório Lina Bo Bardi (200 lugares)
Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3)
tel (11) 5085-1300
Grátis
Site: http://www.mam.org.br/
Estacionamento no local (Zona Azul: R$ 3 por 2h)

CONVIDADOS
FABIANA GARRETA – advogada, artista plástica e diretora da AUTVIS (Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais).
FELIPE CHAIMOVICH – curador do MAM-SP.
GUILHERME CARBONI – mestre e doutor em direito civil pela USP, com pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP, advogado, professor universitário e autor do livro “Função Social do Direito de Autor”.
MARCOS ALVES DE SOUZA – diretor de Direitos Intelectuais da Secretaria de Políticas Culturais no MinC, e organizador da Consulta Pública pela Modernização da Lei de Direito Autoral.
MARIANA VALENTE – advogada do MAM-SP.
PATRÍCIA CANETTI – artista, criadora do Canal Contemporâneo e titular da cadeira de Arte Digital no Conselho Nacional de Política Cultural.
SALVADOR CEGLIA NETO – sócio principal da Ceglia Neto Advogados, membro da Comissão das Sociedades de Advogados da OAB-SP e advogado da família Volpi.
VANDA KLABIN – historiadora, museóloga e curadora de arte.

0 comentários:

Twitter


 
Cultura Grátis em São Paulo ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates